HISTÓRIA

Segundo, os moradores mais antigos, a escola desta comunidade passou a existir entre 1900 a 1920. A primeira escola que se tem notícias funcionava na sala da residência do Senhor João Hodecker, onde mais tarde ficou morando sua filha Elisa Hodecker, após casar-se com Floriano Groh.  Anos depois, Elisa Groh doou um terreno de sua propriedade para a construção de uma escolinha com sede própria, onde seu irmão Miguel Hodecker doou os tijolos e as telhas. Ângelo Dalagnolli doou a madeira e Bepe Gottardi a mão de obra.
A escolinha era composta de apenas 01 (uma) sala de aula, sem sanitários. As primeiras professoras foram Olívia Bechtold, que mais tarde casou-se com Vicente Hodecker, filho de Miguel Hodecker. Depois vieram: Noêmia Koock, Ingeborg Correia da Silva, Ari Corrêia da Silva, Orcinéia Gonzaga, Armelinda Maria do Carmo Magalhães, entre outros. Em 1946 a escola passou a denominar-se Escola Mista Municipal de Tomaz Coelho. Em 1949, realizou-se uma assembléia de pais onde ficou decidido que passaria chamar-se Escola Mista Municipal Paulo Lourenço Bianchini de Tomaz Coelho.
Mais tarde voltou ao antigo nome: Escola Mista municipal de Tomaz Coelho. A partir de maio de 1953, através do Decreto 62 de 30/05/53, a escola passou a ser chamada de Escola Isolada Professora Isaura Gouvêa Gevaerd em homenagem a professora Isaura Gouvêa, que ao concluir o curso normal foi convidada para lecionar no Grupo Escolar Feliciano Pires, onde mais tarde casou-se com Arthur Gevaerd, de tradicional família brusquense. Em 1981 passou a Escola Reunida Municipal Profª Isaura Gouvêa Gevaerd, através do decreto 1.100/81 de 27/04/81. Pelo Decreto 1.119/81 de 22/06/81, foi criada a recreação Infantil Tia Ely No ano 2000, através do decreto 4.618/2000, foi transformada em Escola de Ensino Fundamental Profª Isaura Gouvêa Gevaerd.
Hoje, a escola atende com sua estrutura física completamente reformada atende aproximadamente 500 alunos do Berçário aos anos finais, com 15 salas de aula, possui uma biblioteca, laboratório de Informática com 17 computadores, sala de projetos, sala de arte, sala de planejamento dos professores, parque, quadra de esporte, cozinha totalmente equipada, oferecendo estrutura com apoio e medidas necessárias com um ensino inclusivo e de qualidade.
Anúncios